Carnês do IPTU começam a ser distribuídos segunda-feira (9) em Caucaia

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A distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IP TU) referente ao ano de 2018 já tem data para começar. A Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin) inicia os trabalhos na próxima segunda-feira (9/4). A expectativa é de que sejam arrecadados R$ 10,5 milhões.

O contribuinte terá de três formas de pagar o IPTU. Se o proprietário do imóvel estiver adimplente e optar por quitar o valor à vista, de uma única vez, terá 15% de desconto. Nesse caso, o pagamento deve ser feito até 10 de julho.

Para os proprietários inadimplentes que queiram pagar a cota integral também à vista, o desconto será de 10% até 10 de agosto. Já a terceira forma de pagamento beneficia quem pretende parcelar o imposto. O pagamento pode ser dividido em seis meses, sem abatimentos, com a primeira cota em julho.

No ano passado, a Prefeitura arrecadou R$ 8,5 milhões com o IPTU. O crescimento foi de 39% em relação ao valor arrecadado em 2016 (R$ 6,1 milhões). Para este ano, a meta de R$ 10,5 milhões arrecadados tem como justificativa uma entrega mais eficaz dos carnês.

A Sefin estima que 95% dos documentos chegarão aos proprietários. Em 2016, por exemplo, apenas 60% receberam. No ano passado, 80%. Em toda a Caucaia, mais de 100 mil carnês serão confeccionados este ano.

Conforme determinado em lei, todo o valor arrecadado com o IPTU é, desde 2017, integralmente destinado à saúde. Dinheiro que é investido na reforma de postos, criação de novas unidades, ampliação de serviços, compra de medicamentos etc.

O contribuinte que não quiser esperar a entrega do carnê do IPTU pode emiti-lo com facilidade pela Internet. Basta ter em mãos o número da inscrição reduzida do imóvel (obtida em qualquer carnê anterior) e CPF do proprietário. Caso não possua esse documento, o contribuinte pode acessar via e-mail o plantão fiscal para no auxílio dessas informações (sac@sefin.caucaia.cr.gov.br).

A Sefin disponibiliza também um plantão fiscal telefônico (3387.7302) para auxiliar contribuintes que porventura estejam com dificuldades na emissão do documento ou tenham alguma dúvida. Caso deseje, o contribuinte pode ainda ir à sede da Secretaria de Finanças.

SERVIÇO

SECRETARIA DE FINANÇAS
ONDE: rua Coronel Correia, 1.767, no Centro de Caucaia.
QUANDO: segunda a sexta-feira, de 8 às 15 horas.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto:Ascom