Capacitações do Selo UNICEF chegam a gestores e conselheiros de Roraima

661

unicefConselheiros e técnicos de prefeituras de toda a região se reúnem em Boa Vista. Um dos objetivos é qualificar o diagnóstico e o monitoramento das condições de vida de crianças e adolescentes no Estado.

 Depois dos municípios da Região Metropolitana de Belém (PA), São Luís (MA), Rondônia e Manaus (AM), agora será a vez dos conselheiros e articuladores dos municípios de Roraima participarem do 1º Encontro de Capacitação sobre a Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016. A reunião começa nesta terça-feira, 25, e segue até a próxima quinta-feira, 25, com técnicos e articuladores das 15 prefeituras do Estado.

Um dos objetivos do encontro é fortalecer a capacidade dos técnicos de identificar situações de violações de direitos de crianças e adolescentes, bem como propor ações e monitorar resultados.

A dinâmica do encontro é lúdica, com teatro, simulações a apresentações sobre a Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016.

Na primeira rodada de capacitações, cerca de 300 conselheiros e articuladores participaram das capacitações. Para as próximas semanas foram convidados mais de 300 pessoas em todos os estados.

Após os processos de adesão, as capacitações do Selo UNICEF são o primeiro contato dos participantes com a metodologia do Selo, as expectativas do UNICEF e seus parceiros com relação às ações que deverão ser empreendidas a até 2016, os objetivos e, sobretudo, as ferramentas que as equipes municipais podem utilizar para diagnosticar a situação de crianças e adolescentes nos municípios, as estratégias de enfrentamento das violações e o monitoramento de resultados. Para realizar todas essas etapas, os conselheiros e articuladores são orientados a como devem fazer o 1º Fórum Comunitário (obrigatório para a participação) e a operação do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SOMA), uma plataforma virtual para constituição de dados sobre crianças e adolescentes, serviços e outras informações importantes.

A forma de envolver os municípios e repassar os conteúdos é sempre lúdica. Em Belém, foram feitos “programas de auditório”, apresentação teatral, música, poesia, além da leitura do materiais repassados pelo UNICEF  aos representantes dos municípios: os guias do 1º Fórum Comunitário e sobre a Metodologia do Selo, além de um CD com mapas, vídeos e outros materiais que vão subsidiar os municípios a realiarem as etapas do Selo de forma autônoma e independente.  “Pensamos essas metodologias para que as equipes nos municípios se sintam informadas, e, sobretudo, motivadas a realizar as atividades do Selo. A ideia é que eles contem sempre com o UNICEF e seus parceiros, mas consigam caminhar por conta própria a partir das competências locais”, explicou Fábio Morais.

SELO UNICEF – O Selo UNICEF Município Aprovado é a contribuição do UNICEF para o cumprimento da Agenda Criança Amazônia. Ele parte do princípio de que cada município da Amazônia pode fazer muito pelas crianças e pelos adolescentes. Se cada município transformar os direitos da criança numa prioridade local, certamente a região vai dar um salto importante na conquista de um presente e de um futuro mais digno e sustentável.

É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

 

CICLO DE CAPACIPATAÇÕES

 LOCAL: FECOMÉRCIO

Av General Penha Brasil, 1423 – São Francisco, CEP: 69.305-130
Telefone: (95) 3224–5353 / fax: 3224-3682.

Das 8h às 17h

Data: 25, 26 e 27/03.