Campanha será lançada oficialmente em manhã cultural e de prestação de serviços em Caucaia.

117

A Prefeitura de Caucaia lança oficialmente no próximo sábado (24/3) a campanha para o município reconquistar o Selo Unicef. Numa manhã de festa no Grêmio de Recreio e Estudos, o prefeito Naumi Amorim e a primeira-dama Erika Amorim apresentarão à população o projeto Xodó, plano de ação para a gestão ganhar a certificação internacional.

A festa será marcada por apresentações artísticas e culturais, atividades lúdicas e prestação de serviços. “A Prefeitura já está toda engajada. Mas é fundamental que as pessoas abracem a causa e saibam que são parte importante desse processo. Nós só vamos ganhar o Selo se melhorarmos a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Para isso acontecer, a gente precisa da ajuda das famílias. Cada apoio conta”, explica Erika Amorim.

Ela é a articuladora do Selo Unicef em Caucaia e mobilizou pessoalmente todas as secretarias municipais tanto para a elaboração do plano de ação quanto para a prestação de serviços do lançamento do Projeto Xodó. A ideia é fazer do sábado um dia de descontração e conscientização.

Parte das ações do Projeto Xodó já está em andamento. Outras serão executadas em curto e médio prazo. “É preciso que a população saiba, acompanhe, cobre e se beneficie de tudo que está sendo feito. Porque o Selo vai ser consequência de todo o esforço que estamos fazendo. O prêmio mesmo vai ser termos dias melhores pros nossos filhos; vai ser nossas crianças sorrindo e pais e mães mais tranquilos sobre o futuro delas”, acrescenta a primeira-dama.

O PROJETO

O Projeto Xodó é composto por 87 ações propostas por técnicos de todas as secretarias municipais. Essas medidas impactam diretamente nos 11 indicadores avaliados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância na expedição do Selo, cujo resultado será divulgado em 2020.

VOTAÇÃO POPULAR

O nome “Xodó” foi escolhido pelos caucaienses. Ficou em primeiro lugar de uma votação popular que também tinha como opções os termos “curumim” e “alabá”. De origem africana, “xodó” significa “amor, carinho” e representa todo o cuidado que a Prefeitura está tendo em implementar políticas públicas de redução de desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes.

OS INDICADORES ANALISADOS NO SELO UNICEF.
1. Percentual de crianças com até um ano de idade sem registro civil
2. Taxa de abandono do Ensino Fundamental
3. Percentual de crianças na escola e com Benefício de Prestação Continuada
4. Percentual de crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade
5. Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos
6. Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado
7. Percentual de óbitos investigados de mulheres em idade fértil
8. Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental
9. Percentual de óbitos infantis investigados
10. Taxa de mortalidade por causas externas entre crianças e adolescentes (10-19)
11. Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TRE

SERVIÇO
LANÇAMENTO SELO UNICEF
QUANDO: 24 de março, às 8 horas.
ONDE: Grêmio (rua José da Rocha Sales, nº 194, no Centro de Caucaia).

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação