Campanha do Hemopa pelo Dia das Mães recebe muitas doações

713

38326A Fundação Hemopa funciona na Travessa Padre Eutíquio, 2109. Horário para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h

A expressiva participação de doadores voluntários marcou a campanha de incentivo à doação voluntária de sangue feita junto ao público feminino, realizada pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará neste sábado, 10. Até as 17h a ação em homenagem ao Dia das Mães já contabilizava um total de 596 comparecimentos na sede do hemocentro. A campanha começou na última sexta, com o tema “Mulher, multiplique vidas. Doe sangue”.

“O doador sempre atende o nosso chamado e participa de nossas campanhas; dessa vez não foi diferente. Isso é muito positivo”, declarou Rosicleide Lima, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) da fundação. E completou: “Oferecer um lanche especial e serviços de beleza é uma forma de prestigiar a doadora. “Ela se sente homenageada”.

Uma das pessoas que aproveitou a campanha foi a técnica em Enfermagem e cuidadora de idosos Elma Lúcia Silva da Silva, 33. Moradora do Icuí Guajará ela compareceu ao Hemopa no primeiro dia da campanha acompanhada do filho Samuel, de 8 anos. “Meu tipo sanguíneo é ‘O Positivo’ e dôo sangue desde os 18 anos. Pra mim é extremamente importante”. Ela soube da situação do estoque do Hemopa e da campanha pela TV:  “Vim trazer meu filho no médico e decidi unir o útil ao agradável. Se cada um fizesse a sua parte não teríamos deficiência”, ressaltou.

Já Deusiane Caldas Cruz, 30, moradora do bairro Terra Firme, doou pela segunda vez. “Me envolvi com a doação de sangue no Agente da Comunidade, e sei que isso é uma questão de solidariedade. Quem pensa no próximo, pensa em Deus. Campanhas como essa são excelentes para sensibilizar a população”, disse.

Em dois dias de programação houve a distribuição de camisetas personalizadas que foram doadas para o evento, além de lanche especial. Todas as doadoras receberam orientações em saúde com profissionais da Casa da Mulher, da Prefeitura de Belém, e ainda orientações e serviços de beleza, como cuidados faciais, maquiagem, massagem corporal e tratamento capilar, tudo em parceria com as empresas Mary Kay e Mundial Talentos/Escola Salesiano do Trabalho.

A campanha contou com a parceria de grupos como o projeto Agente da Comunidade, da Igreja Universal do Reino de Deus, que trouxe mais de 60 candidatos à doação, e a Força Sindical da Mulher, com 45 candidatos.

“São parcerias de 6 e 12 anos, respectivamente, que muito colaboram para o sucesso do evento e transformação da realidade do nosso estoque”, afirmou Rosicleide Lima. Outras parcerias representadas na campanha foram a escola técnica de enfermagem DNA, Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, Grupo de Mulheres Luluzinhas, Centro Espírita Luzes do Caminho (Celuz), comunidade católica Shalon, Igreja Adventista e A Partilha.

Para doar – O interessado em doar sangue deve se dirigir ao Hemopa, se cadastrar e passar pela triagem clínica. Os critérios exigidos são: ter entre 16 e 67 anos (candidatos com idade entre 16 e 17 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal); ter a partir de 50 kg, estar bem de saúde e alimentado. Também é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original e com foto.

Para fazer o cadastro de doação de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e apresentar documento de identidade original e com foto.

Serviço: A Fundação Hemopa funciona na Travessa Padre Eutíquio, 2109. Horário para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. E.mail: captacao@hemopa.pa.gov.br. Alô Hemopa: 0800 280 8118. O calendário de campanhas para o mês de maio está disponível no site www.hemopa.pa.gov.br