Campanha contra HPV – Boa Vista alcança 21% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

678

rr_18-03-14Em uma semana de imunização contra o HPV, para prevenção do câncer de colo de útero, o município de Boa Vista faz um balanço positivo das ações na capital. Nesse período foram vacinadas em torno de 2.000 meninas de 11 a 13 anos, o que representa cerca de 21% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. As ações acontecem simultaneamente nas escolas públicas, particulares e nas unidades básicas de saúde.

As informações sobre as doses aplicadas são inseridas todas as sextas-feiras no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, o que garante a fidelidade dos dados. O resultado é considerado satisfatório para a primeira semana.“Estamos otimistas que alcançaremos nossa cobertura, pois a estratégia de realizar as ações nas escolas foi eficaz, já que a maioria do nosso público-alvo se concentra nas unidades de ensino”, destacou a prefeita Teresa Surita.

A Campanha teve início no último dia 10, e registrou logo na abertura oficial 63 meninas vacinadas. Durante a semana os números subiram para 1.651, com o atendimento das primeiras escolas, sendo 1.536 em escolas estaduais, 15 municipais e 100 em escolas particulares. Já nas unidades de saúde foram administradas 286 doses.

Em Boa Vista o número de meninas que fazem parte do público alvo da campanha é de 9.545, porém a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde é alcançar no mínimo 80% desse número, que corresponde a 7.636 meninas. “Desde que iniciamos a Campanha estamos contando com a adesão dos pais, isso não tem sido nenhum empecilho, as escolas também têm aberto as portas para oferecer a vacina, o que é de fundamental importância para o sucesso da Campanha”, explicou o secretário de saúde, Marcelo Lopes.

Próximas ações – A imunização continua nesta quarta-feira (19). As equipes estarão na unidade de saúde do bairro Raiar do Sol e na escola Vanda Davi Aguiar também no bairro Raiar do Sol.