Campanha alerta para necessidade de prevenção ao câncer

43

A campanha “Ame-se, Cuide-se, Previna-se”, em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, promoveu nesta quinta-feira (11/10), mais um dia de beleza e sorteio de brindes para magistradas e servidoras que atuam no Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira, em Fortaleza. A juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, diretora do Fórum, conduziu o evento e destacou a necessidade de debater a prevenção ao câncer de mama.

“No dia a dia, sem que percebamos, acabamos negligenciando nos cuidados pessoais e deixando de adotar medidas preventivas tão simples e importantes. Essa campanha é para nos dar esse alerta. E com a ideia do sorteio, com as chances dobradas para quem tem exames atuais, pretendemos fazer todas reverem as datas dos seus exames, pois, muitas vezes, na correria da vida até acreditamos ter feito em um ano e, na verdade, datam do ano anterior”, disse a magistrada.

A diretora ressaltou que, atualmente, 80 pessoas trabalham no Fórum Dolor Barreira, entre magistrados, servidores e colaboradores. Dessas, 80% são mulheres. A magistrada declarou estar muito satisfeita com o envolvimento de grande número de servidores e servidoras nos dois dias de programação. “A integração em torno de uma causa tão nobre, importante, necessária e séria aproxima os servidores e faz com que um aprenda a ter cuidado com o outro”.

Para a juíza Maria José Rosado, que está respondendo na 2ª Turma Recursal, essa preocupação com o próximo vai além do ambiente de trabalho e tem sido importante para auxiliar parentes a enfrentar a doença.

“Para minha família ajudou porque tinha participado de palestras que ocorreram aqui no ano passado, escutei pessoas que enfrentaram a doença, e pude indicar caminhos, possibilidades de tratamento, dar força para lutar nesse momento tão difícil”, salientou.

O juiz Antônio Alves de Araújo, integrante da 1ª Turma Recursal, acrescentou que a “campanha é útil e necessária porque trata de um assunto muito sério em um local mais amável, afetuoso, que é o ambiente de trabalho”.

Durante todo o mês de outubro, o Fórum conta com iluminação especial rosa na fachada. A programação ainda contou com a presença das juízas Geritsa Sampaio Fernandes, Sirley Cintia Pacheco Prudêncio e do juiz Irandes Batos Sales.

SERVIÇOS DE BELEZA E SORTEIO

Desde quarta-feira, dia 10, quando começou a programação, o público feminino contou com prestação de serviços de limpeza de pele, maquiagem, spa dos lábios e das mãos, promovidos por equipe da Mary Kay. Houve ainda distribuição de panfletos informativos e de ímãs da campanha.

As participantes também concorreram a sorteio de batons, bases de maquiagem, brincos e colares. Uma das ganhadoras foi a servidora Nayara Bruno, que concorreu duas vezes porque apresentou exame de prevenção realizado este ano.

“Na semana passada, fiz ultrassom das mamas, das axilas e da tireoide pela primeira vez e deu tudo certo. Achei interessante trazer esse assunto pra cá e discutir a prevenção. É necessário que o exame das mamas esteja regular para que, se a pessoa tiver alguma doença, identifique logo no início e possa tratar, ter sucesso.”

Já no dia 26 de outubro, às 10h, haverá palestra com representante do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). A programação continua até o mês de novembro, quando haverá enfoque para o câncer de próstata, uma das doenças mais comuns entre os homens.

Autor: Da redação com ascom/Ascom