Câmara aprova requerimento para realização de audiência pública que discutirá acessibilidade e mobilidade urbana

955

Na sessão desta quarta-feira 05, a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) aprovou em única discussão e votação o requerimento nº 19/2013 de autoria da vereadora Mayara Ferreira (PMDB). O documenta solicita a realização de uma audiência pública para tratar da ‘Acessibilidade e Mobilidade Urbana na cidade de Boa Vista’. O evento está previsto para ocorrer no dia 03 de julho.

O requerimento salienta que a acessibilidade inclui uma série de ações, dentre elas, a utilização de espaços, construção, equipamentos urbanos, transportes, meios públicos e empresas prestadoras de serviços públicos. A vereadora Mayara Ferreira solicitou a presença da senhora prefeita de Boa Vista Tereza Surita, e os titulares das secretarias municipais e os representantes das: Associação dos Deficientes Visuais de Roraima- ADIVIR, Associação Grupo de Mães Anjo de Luz- AGMAL, Associação dos Deficientes Físicos de Roraima ASSDEFIRR, Associação de Pais Responsáveis e Portadores de Necessidades Especiais Estamos aqui, Associação dos Surdos do Município de Boa Vista- ASSUR, Cooperativa dos táxis Lotações e Viação Cidade Boa Vista Ltda.

 Justificativa do requerimento

Em uma era em que se fala de Reforma Urbana das Cidades afim de uma cidade para todos nada mais justo que se discutir o direito e à mobilidade, pois estes estão intimamente relacionados ao direito fundamental de ir e vir não só com deficiência, mas também de crianças, gestantes, obesos, pessoas com mobilidade reduzida temporária e idoso.

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzia participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informações, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreias. Mobilidade urbana é a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e segurança.

 Meio Ambiente

Ainda durante a sessão, o vereador Júlio Cezar (PRP), utilizou o grande expediente para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na oportunidade o vereador falou sobre o lixão de Boa Vista. Ele discursava com base em uma matéria veiculada nacionalmente que abordou o assunto dos aterros sanitários em várias cidades do Brasil, que retiraram de dentro da cidade para lugares específicos.

“Porque em outros estados as Casas Legislativas, fizeram projetos para adequar os aterros a um lugar apropriado para não contaminar a cidade. Aqui em Boa Vista o lixão está próximo de alguns bairros que podem ser contaminados pelos resíduos. Podemos fazer uma Audiência Pública para discutir a retirada do lixão do lugar que ele está instalado para outro local adequado”, disse o vereador.

Secom/foto:CMBV