Associação dos Ciganos firma parceria com o Projeto de Coleta Seletiva de Caucaia

241

O projeto tem como objetivo inicial instruir a população em relação à reciclagem e aos benefícios que ela traz ao meio ambiente.

A associação de preservação da cultura Cigana de Caucaia (ASPRECCC) vem realizando no Distrito de Catuana, através dos ciganos calons, Claudio Gomes, Evandro da Silva Rodrigues, Damião Atenorio, Claudemir da Silva Gomes os nãos ciganos Evaldo Duarte do Nascimento e João Manoel Faria, um trabalho de coleta seletiva de material reciclável. Com a dificuldade de conseguir trabalho formal, os recicladores realizam trabalho de coleta de resíduos sólidos na região.

Parceria

A Associação de Preservação da Cultura Cigana de Caucaia (ASPRECCC) firmou uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), para a implantação de um Posto de Entrega Voluntária (PEV) na sede da entidade no Distrito de Catuana.

O presidente da ASPRECCC, o cigano calon, Rogério Ribeiro participou da implantação do projeto que estimula a coleta seletiva de resíduos instalado na Praça Fausto Sales, na oportunidade aconteceu o dialogo com o Presidente do Imac, Hugo Pontes, “Solicitei do presidente Hugo Pontes um posto itinerante de material reciclável no Distrito de Catuana, na sede da aspreccc, e de imediato fomos atendido, ficando apenas para acerta uma data para a implantação do projeto” disse Ribeiro que acrescentou “Em Catuana já temos ciganos que está trabalhando com material reciclável, inclusive estão participando de uma oficina para fabricação de vassouras ecológicas de garrafas pets. Essa extraordinária ação do IMAC o meio ambiente agradece. Temos que nos importar com o meio ambiente e tudo que o rodeia antes que isso seja tarde demais” explicou o presidente.

O projeto tem como objetivo inicial instruir a população em relação à reciclagem e aos benefícios que ela traz ao meio ambiente.

 

Segundo o cigano calon Damião Atenorio, “Iremos buscar fortalecer e organizar para expandir a coleta seletiva, no Distrito de Catuana e região, esse trabalho também mostra que ciganos trabalhar honestamente” disse Damião.

O Presidente do Imac, Hugo Pontes considera que esse novo trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental do Instituto, desenvolverá na população um novo olhar sobre o descarte do lixo. “De acordo com as comunidades que nós vamos andar, daremos uma atenção maior para sensibilizar cada vez mais a população a separar os resíduos e dar um destino correto para cada material.” destaca Pontes.

Pontos de Entrega

Os Pontos de Entrega são tendas armadas em pontos estratégicos de Caucaia com a capacidade de receber resíduos previamente separados e com potencias de reciclagem ou reaproveitamento. Os interessados levarão o material em troca de mudas de plantas.

ONDE FICARÃO OS PONTOS DE COLETA ITINERANTE

Praça Coronel Fausto Sales, no Centro
Praça da Matriz, no Centro
Escola 7 de Setembro, na Jurema
Escola Economista Rubens Vaz, no Marechal Rondon
Escola Edgard Vieira Guerra, no Conjunto Nova Metrópole
Escola Alice Moreira Oliveira, nos Sítios Novos
Escola Enestina Nunes de Miranda, na BR 020
Escola Maria de Lourdes Rocha, no Mirambé
Escola José Nunes Miranda, na Tucunduba
Escola Aba Tapeba, na Jandaiguaba

SERVIÇO
COLETA SELETIVA
TELEFONE: (85) 9.8723.8202 ou 9.9601.9061.

Autor/Fotos: ASCOM/ASPRECCC