Assembleia do Ceará aprova Voto de Congratulação ao Dia Nacional do Cigano

207

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou em plenário voto de congratulações para a Associação de Preservação da Cultura Cigana do estado do Ceará-ASPRECCE, pela comemoração do Dia Nacional do Cigano, em 24 de maio e pela realização do I Encontro Estadual das comunidades Ciganas do Ceará. O voto de congratulações foi proposto pelo deputado Dedé Teixeira (PT), através do requerimento nº 1622/2018.

O reconhecimento do legislativo cearense é pautado no trabalho incansável da Asprecce, que vem dando visibilidade, buscando acesso as políticas públicas, resgatando as tradições e as culturas do povo cigano do Ceará.

De com o deputado Dedé Teixeira, no Ceará, os ciganos calons estão muito bem representados através da Associação de Preservação da Cultura Cigana do estado do Ceará- ASPRECCE, onde realizou um grande evento nos dias 24 e 25 de maio o I Encontro das Comunidades Ciganas do Estado do Ceará, no Cetrex/Caucaia, na oportunidade foi comemorado o dia Nacional do Cigano e Santa Sara Kali, sua padroeira dia 24.  “Com apoio da SDA vem realizando o mapeamento, com extrema determinação e entusiasmo, promovendo a divulgação da trajetória e hábitos desse povo milenar. Portanto, é justo e oportuno que esta Casa Legislativa preste homenagem a Asprecce” destacou o parlamentar.

Vítimas de preconceitos e mitos os ciganos sempre foram esquecidos pelas políticas públicas.

Presidente da Asprecce, o cigano calon, Rogério Ribeiro,

O oficio nº 01190/2018/AL, assinado pelo primeiro secretário da ALE, deputado Audic Mota, com o voto de congratulação foi enviado cópia ao Presidente da Asprecce, o cigano calon, Rogério Ribeiro, “Nós calons sentimos muito felizes com o reconhecimento, isso é fruto do trabalho da Asprecce que, além de levar à cultura às pessoas de todas as idades, tem sido motivo de esforço, motivação, perseverança, respeito e atitude, para o povo calon, que nos permitirá alcançar varias ações e busca parcerias entre o governo do estado do Ceará e a prefeitura de Caucaia” pontuou o calon que agradeceu o deputado Dedé Teixeira e todos os parlamentares que aprovaram a congratulação “Receber esta congratulação publicamente na certeza de que a mesma constituirá um estímulo para a continuidade e aperfeiçoamento do trabalho já realizado pelo povo cigano do Ceará” destacou o presidente da Asprecce.

Autor/Fotos: Ascom/ASPRECCE