Asprecce solicita do IBGE o ‘Censo Cigano Ceará’

1012

Com estes dados em mãos poderemos fazer um diagnóstico detalhado de todas as demandas das comunidades ciganas e traçar estratégias específicas para cada uma delas.

O Presidente da Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará (ASPRECCE), o cigano calon, Rogério Ribeiro, esteve reunido nesta sexta-feira (22/06) com o Chefe da Unidade IBGE no Ceará, Francisco José Moreira Lopes, quando abordaram o censo 2020.

Na oportunidade o presidente da Asprecce fez um breve relato da associação cigana no Ceará, falou sobre o I encontro estadual das comunidades ciganas do Ceará, da IV Conapir e de duas audiências em Brasília sendo uma na PGR e outra no Congresso Nacional para trata sobre o Estatuto do Cigano, onde teve participação expressiva de ciganos de vários estados brasileiros.

Francisco Lopes ouviu atentamente os relatos, recebeu o oficio com as demandas da Asprecce e anunciou o encaminhamento de forma urgente para o diretor de pesquisa do IBGE no Rio de Janeiro, Claudio Dutra Crespo, “O IBGE está trabalhando no modelo do censo 2020, e a cidade piloto é Baturité. Essas sugestões do povo cigano, com certeza irão contribui muito, uma vez que estamos em planejamento” destacou Lopes que parabenizou o trabalho da Asprecce.

Censo Cigano Ceará

 De acordo com o calon Rogério Ribeiro, a dificuldade encontrada para realização de um trabalho de censo nas comunidades ciganas se dá pela forma diversa de vida do povo cigano, “Nosso estilo de vida, nossos medos e preocupações devido uma histórica vida de preconceito, discriminação e marginalização. Contudo se faz é necessário definir novas estratégias para acesso ao nosso público, seja com um censo especifico, ou com planejamento mais detalhado no campo das etnias para que assim possamos nos reconhecer nesse censo” explicou.

Demandas e sugestões

  • Censo Ceará Cigano;
  • No questionário de dados seja colocada qual etnia cigana você é? Calon, Rom, Sinti ou outros;
  • Cotas para os ciganos para a função de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS);
  • Outra sugestão seria ver em outros países de que forma se dá essa pesquisa demográfica com o povo cigano para que assim consiga atingir e melhorar qualquer ação que seja para esse publico.

 Munic

Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic mostra o perfil dos municípios brasileiros com relação a temas como educação, cultura, habitação, transporte, saúde, segurança, dentre outros.

O levantamento de 2014 revelou a existência de acampamentos ciganos distribuídos em 22 das 27 Unidades Federativas brasileiras – com índice de 36,4% na Região Sudeste, 34,7% na Região Nordeste, 14,8% na Região Sul, 11% na Região Centro-Oeste e 3,3% na Região Norte. A defasagem desses dados, no entanto, prejudica diretamente a aplicação de políticas públicas voltadas ao povo cigano.

Missão Institucional do IBGE

“Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.”

Autor/Fotos: Asprecce/Ascom