APS Caucaia: Encontro de gerentes visa qualidade em atendimentos

131

Conhecer indicadores para aperfeiçoar o monitoramento do Sistema Local de Saúde e garantir a qualidade da Atenção Primária em Saúde (APS) de Caucaia. É com esse intuito que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu gerentes dos 47 postos de saúde nesta terça-feira (7/5).

O encontro aconteceu na Faculdade Terra Nordeste (Fatene). “Trata-se de um planejamento para elencarmos as dez metas mais desafiadoras e as prioritárias que cada coordenador irá adotar. Queremos que sejam gestões não somente aceitáveis, mas memoráveis”, declarou o titular da SMS, Moacir Soares.

A atividade é uma forma de traçar estratégias para a criação de um produto a ser sempre apresentado e analisado em outros encontros, segundo a coordenadora de APS da SMS, Vilalba Carlos. “Dentro das metas, vamos verificar a realidade de cada território para resolver, por exemplo, problemáticas que apontem o aumento de algumas doenças. Queremos que todos sejam líderes com capacidade de resolver situações do cotidiano”, disse a gestora.

Destacam-se nas metas: habilitação de unidades para “modelo”, como outras que já são; criação de sala de situação para monitorar sistemas de informação; redefinição de fluxos; rever questões relacionadas à regulação e ao absenteísmo. “Essas ações e serviços tão necessários para melhorar a funcionalidade nós vamos compartilhar com esses coordenadores”, concluiu Moacir.

Esse ano, 22 gerentes foram nomeados para a Atenção Primária em Saúde de Caucaia, que conta com 47 unidades de saúde físicas e o apoio de 465 agentes comunitários de saúde e 90 agentes de endemias.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom