APROVADO: Assembleia aprova projeto que institui Dia Estadual da Etnia Cigana do Estado do Ceará

561

O projeto de lei nº 16.621/2018, de autoria do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), que institui o Dia Estadual da Etnia Cigana do Estado do Ceará, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará.

O dia será lembrado e celebrado, anualmente, todo dia 24 de maio. A escolha da data faz alusão ao dia nacional do cigano instituída em 25 de maio de 2006 por meio de decreto 10.841 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em gratidão à contribuição da etnia cigana na formação da História e da identidade cultural brasileira. A data de 24 de maio é muito importante no calendário cigano: é o dia dedicado à Santa Sara Kali, a padroeira universal dos povos ciganos.

O deputado Dedé Teixeira, falou sobre o intuito da presente propositura, instituindo e incluindo no calendário oficial do Estado do Ceará o Dia Estadual da Etnia Cigana no Estado do Ceará, “Tem o objetivo de prestar justa homenagem a esse povo que faz parte da nossa cultura, da nossa história e que se espalha por todo o mundo” disse o parlamentar que acrescentou “ No Ceará, os ciganos calons estão representados através da Associação de Preservação da Cultura Cigana do estado do Ceará- ASPRECCE, onde também realizará nos dias 24 e 25 de maio o I Encontro das Comunidades Ciganas do Estado do Ceará, no Cetrex/Caucaia, realizando o mapeamento, com extrema determinação e entusiasmo, promovendo a divulgação da trajetória e hábitos desse povo milenar” destacou.

Este projeto foi de iniciativa da Associação de preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará-ASPRECCE, que apresentou o deputado Dedé Teixeira que de imediato acolheu a proposta.

De acordo com o presidente da Asprecce, o cigano calon, Rogério Ribeiro, “O povo cigano agradece ao deputado Dedé Teixeira, ao governador Camilo Santana que sancionou a Lei no dia 19 de julho, que também passa a integrar o calendário oficial do Estado” disse.

Autor/Foto: Ascom/Asprecce