Anchieta e Teresa Surita lançam plano de contingência de proteção e defesa civil

637

“Boa Vista é a capital com maior índice 75% de conclusão de obra de esgoto do Brasil” disse Anchieta.

 O objetivo do planejamento é organizar e estruturar os serviços para que Boa Vista esteja preparada para lidar com as chuvas e reduzir o maior número de problemas possíveis, o Governador do Estado de Roraima Anchieta Júnior (PSDB) e a prefeita de Boa Vista Tereza Surita (PMDB), com sua equipe de governo apresentaram o plano de contingência de proteção e defesa civil. 

Segundo o governador, ao longo dos anos, Boa Vista sofreu, consideravelmente com as enchentes. “Lembro que em 2011 tivemos momentos tristes devido às cheias e agora estamos aqui com 4 mãos para evitar ou diminuir os efeitos sobre a nossa população com  medidas de impacto e em setembro período de estiagem vamos dar carga total” explicou. O governador Anchieta informou ainda, que Boa Vista tem 75% de rede de esgoto pronta, esse dado aponta a capital com o maior índice de conclusão de obra de esgoto do Brasil, na ocasião Anchieta citou alguns exemplos como Manaus que tem apenas 25% de obra de esgoto concluída.

Aceitação da união PSDB & PMDB

 De acordo com o governador Anchieta Junior, “A população aceita essa união entre o governo Anchieta e a prefeita Teresa, de acordo com uma pesquisa 86% da população de Boa Vista concorda com essa união” pontuou Anchieta, que aproveitou a oportunidade e disse. ”A picuinha, a politicagem e a imprensa Marrom não vão nos preocupar”

A prefeita de Boa Vista Teresa Surita (PMDB). “Todas as secretarias estão envolvidas nesse Plano de Contingência de Proteção que tem como objetivo manter a população segura das enchentes” continua a prefeita. Este ano vai ter problema sim, porém não rigoroso “Por isso mesmo precisamos de ação redobrada. Mas, é importante contar com o apoio da população”, ressalta a prefeita solicitando da população colaboração e conscientização de não jogar lixo nas ruas ajuda muito.

Teresa Surita lembrou que a prefeitura tem um projeto na Caixa Econômica Federal-CEF, de R$ 62 milhões, para os serviços de drenagens da capital e de calçadas, e 28 projetos cadastrados no governo federal. Destacou.

   Planos de preparação de emergências:

Intensificar ações nas áreas com risco de inundação e alagamento; limpeza de valas para evitar represamento pelo acumulo de lixo; intensificação da coleta de lixo, orientações á população sobre como proceder no período das chuvas; cadastramento de famílias localizadas em áreas de risco de vulnerabilidade social; prevenção aos riscos de acidentes com objetos cortantes e redução da proliferação de animais nocivos a saúde.

CBM/RR

De acordo com o corpo de Bombeiros e a defesa civil, 20 bairros apresentam situação de risco e 4 bairros de alagamentos.

Coleta de lixo: cada bairro de Boa Vista vai ter um dia que o caminhão do lixo vai passar, a prefeitura vai lançar o calendário com as respectivas datas.

Também participaram da coletiva: o vice-governador de Roraima, Chico Rodrigues (PSB), o vice-prefeito de Boa Vista Marcelo Moreira (PSDB), o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima e vice-presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e de Corpos de Bombeiros Militares (CNCB PM/CBM), Coronel Manoel Leocádio de Menezes entre outras autoridades.

Autor/Rogério Ribeiro/Fotos: Yan Renato.