Academia de karatê Shidokan completa 13 anos em Várzea Alegre

199

A academia de Karatê Shidokan, do Sensei Bombeiro, completou 13 anos em Várzea Alegre e a comemoração aconteceu na noite deste sábado, 17, na academia.

Fundada em 2005 nesta cidade, sob o comando de Francisco Diassis de Castro “Sensei Bombeiro” e sua família, a esposa Cleide da Silva Ribeiro (faixa preta) e os filhos, Brendon da Silva Ribeiro (faixa Preta), e Sthafany da Silva Ribeiro, a academia trouxe oficialmente o karatê para Várzea Alegre.

Antes, outras pessoas haviam tentado implantar ensino de artes marciais na cidade, mas de forma amadora e não deram sequência.

As bases da academia Shidokan estão na sede do estilo em São Bernardo do Campo, São Paulo, tendo com responsável o mestre Misumi, que é japonês e que chegou ao Brasil em 18 de novembro de 1960. Ele tem atualmente 79 anos e atua no Brasil na companhia do filho, também mestre de karatê, Paulo Ken.

Por sua vez, a sede em São Paulo é subordinada à sede mundial, no Japão, com responsabilidade do fundador do estilo Shidokan, a partir de 1981 pelo lendário mestre de Karatê Yoshiji Soeno com a World Karatê Association Shidokan.

O experiente Sensei Bombeiro é um colecionador de títulos do artes marcais. Isto lhe garante know-how e credibilidade junto aos seus alunos e as suas famílias.

Ele começou a praticar artes marciais em São Paulo no ano de 1990, tendo como mestres os Shirans Misumi e Aragão. Graduado em terceiro Dan, já conquistou cinco Campeonatos Brasileiros, cinco Campeonatos Interestaduais, quatro Campeonatos Paulistas e três Campeonatos Sul-Americanos.

 Novos rumos

A Academia shidokan de Várzea Alegre mantém sua base com o karatê Shidokan, mas abre vagas para outros estilos de artes marciais. Recentemente passou a ministrar aulas de Muay Thai e Kickboxing, tendo como instrutor o professor Brendon da Silva. Há aulas nos turnos da tarde e da noite, para crianças, jovens e adultos.

 Karatê Shidokan

O Karatê Shidokan é um estilo de full-contact, dinâmico e duro, incorporando elementos do clássico Karatê, Muay Thai e wrestling. Essa versatilidade foi à causa do rápido desenvolvimento da Shidokan ao redor do mundo inteiro. Os torneios Shidokan reúnem multidões de pessoas em diferentes países.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação