A XVII CNLE foi extremamente positiva, diz Ivo Som

690

Entre as lutas empreendidas pela Unale nos últimos anos, Ivo Som destaca, em especial, a defesa da renegociação da dívida dos Estados com a União e pela unificação das eleições no país.

 A XVII Conferência Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 22 a 24 de maio, foi marcada por palestras de alto nível e envolveu representações de 20 estados e 10 delegações estrangeiras. O evento é o maior encontro parlamentar da América Latina e, este ano, colocou em debate o tema “Os desafios para o futuro que queremos”. Ao todo, mais de 1400 pessoas participaram do evento.

O deputado estadual Ivo Som (PTN) conversou por telefone com a sua assessoria de comunicação e ressaltou a importância que foi a XVII Conferência Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais –CNLE, com o tema “Os desafios para o futuro que queremos”.

De acordo com o parlamentar “A Conferência serviu para troca de experiências com parlamentares de outros estados, bem como a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as atividades funcionais” afirmou Ivo Som que destacou as palestras e os debates. “As palestras e os debates foram extremante positivos, fortaleceram o conceito do poder legislativo. Com a unificação das eleições, a reforma política e as dez CPIs da telefonia móvel instaladas nas assembleias” destacou o parlamentar, lembrou que a CPI da telefonia móvel aprovada na assembleia legislativa de Roraima é de sua iniciativa.

O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) deputado estadual Venâncio Fonseca (PP/SE) tem como grande desafio para sua gestão um novo Pacto Federativo, que entre outros itens discute a redução dos juros das dívidas dos Estados com a União.

Ivo Som saúda Eduardo Campos

 Para o presidente regional do PTN, deputado Ivo Som. “Eduardo Campos confirma sua liderança não só no Nordeste, mas no País” disse Ivo Som. O parlamentar esteve ao lado do governador pernambucano Eduardo Campos, do prefeito de Recife, Geraldo Julio, do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, além de membros da diretoria da Unale.

O deputado Ivo Som participou da palestra do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) que defende novo pacto federativo.

Para Campos, o modo antigo de fazer política está ultrapassado e significa o repúdio popular às práticas políticas “carcomidas e vencidas”, que desprezam, por exemplo, o estabelecimento de meritocracia na administração pública. O chefe do governo pernambucano disse que, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, o Brasil tem muito que evoluir para continuar crescendo em garantir a felicidade de seu povo.

Temos que fazer uma reflexão sobre esse momento da vida brasileira. O Pacto Federativo está muito distante do cotidiano de nosso povo. Vamos enfrentar os gargalos de infraestrutura e, sobretudo, aqueles que impedem o nosso crescimento. “Para isso precisamos da Federação e municípios fortes”, afirmou

O governador pernambucano Eduardo Campos palestrou na tarde de quinta-feira no Teatro Guararapes na presença de mais de 1.500 pessoas entre parlamentares e assessores de 20 Estados Brasileiros.

O governador Eduardo Campos dentro de sua palestra apresentou um projeto de emenda constitucional tornando as emendas parlamentares impositivas, ou seja, serão cumpridas sem pré-condição, independente do partido que parta a proposição. “Isso já é realidade em Pernambuco, agora vamos oficializar como lei”, declarou o chefe do executivo de Pernambuco.

As Palestras

 A XVII CNLE teve como atrações principais as palestras do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB); do ex-ministro Odacir Klein, presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio); do prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB) e dos jornalistas Cristiana Lôbo e Clayton Conservani.

 Quarta-feira

Palestra: Sustentabilidade, agroenergia e alimentos
Palestrante: Ex ministro e presidente da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) Odacir Klein.

Quinta-feira

Palestra: Equilíbrio federativo e desenvolvimento sustentável
Palestrante: Eduardo Campos – governador do Estado de Pernambuco

 Palestra: Economia globalizada e seus efeitos na política nacional

Palestrante: Cristiana Lôbo – jornalista e comentarista de economia

Sexta

Palestra: Gestão legislativa com a implantação do CCOTI e Certificação ISO 9.000, 14.000 e 18.000
Palestrante: Ricardo Nicolau – ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM)
10h – Palestra: Limites extremos
Palestrante: Clayton Conservani – apresentador do quadro “Planeta Extremo” no programa Fantástico, da Rede Globo.

 

O jornalista da Globo, Clayton Conservani finalizou o ciclo de palestras da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), nesta sexta-feira (24), em Recife (PE). Com base nas experiências adquiridas em suas viagens pelo mundo, Conservani falou da superação dos limites.

Apresentador do quadro Planeta Extremo no programa Fantástico, o jornalista relatou os mais diversos momentos em que teve que superar a incerteza da morte para desfrutar das mais belas paisagens do mundo.

 

Novo presidente da Unale.

 

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP/SE) foi eleito, por aclamação, e empossado no final da manhã dessa sexta-feira (24), como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Ele substitui Artagão Júnior (PMDB/PR), que agora é tesoureiro da Entidade. Fonseca chega com o discurso de continuidade e garante total transparência em sua gestão. Venâncio tem como grande desafio para sua gestão um novo Pacto Federativo, que entre outros itens discute a redução dos juros das dívidas dos Estados com a União. O deputado Sérgio Leite (PT/PE) é o 1º vice-presidente. José Luís Tchê (PDT/AC) será o secretário geral na gestão.

 

Histórico – Venâncio Fonseca Filho é natural de Boquim (SE), de 16 de Julho de 1956, casado, e é Procurador do Estado licenciado para exercer o cargo de deputado estadual. Já ocupou os cargos de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo e secretário de Estado de Justiça. Na Assembleia Legislativa de Sergipe está no seu quinto mandato, onde lidera a bancada de oposição e preside as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e das Telecomunicações.

 

Assessoria de comunicação do deputado estadual Ivo Som/Fotos: divulgação