A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Saúde do Município, realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 10 e 11 de abril.

105

Sobre o tema “Democracia e Saúde” Os demais subtemas, se aduzem de elevada importância por abordarem, O Financiamento do SUS, O Controle Social e a Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde.

Tudo isso estruturado na forma de Palestras, Mesas Redondas, Painéis e Trabalhos de Grupos. Esse fórum se refina, na medida em que amplia e aprofunda no contexto de seus temas programáticos.

Para Moacir Soares, a meta é expandir o acesso e impor um novo padrão de qualidade na saúde do município. “Enfrentamos várias dificuldades, mas os números são muito claros e mostram a amplitude dos avanços na nossa área de saúde. Vale ressaltar também que os excelentes trabalhos realizados pelos profissionais refletem o comprometimento que a administração do prefeito Naumi Amorim tem com a população caucauense, oferecendo uma saúde de qualidade para todos” destacou Soares.

Secretário de Saúde, Moacir Soares, faz balanço das ações da pasta.

Pré-conferências

 

Chegamos à etapa final desse processo alicerçado em treze Pré-conferências locais.   Foi uma ampla e atenta ausculta à sociedade caucaiense nos seus mais diversos segmentos sociais.

Segundo o secretário Moacir Soares, ocasião em que foi mobilizada uma pluralidade de pessoas vindas de diferentes lugares, de diferentes partidos políticos, de diferentes concepções e credos religiosos e de diferentes categorias sociais e culturais para unirem-se, em torno do mesmo objetivo, a melhoria e o fortalecimento da política de saúde de Caucaia.

“Nada mais oportuno, que aproveitar esse processo para se avaliar o desempenho do Sistema Local de Saúde, além de servir também, para propor diretrizes e encaminhamentos para plano Municipal de Saúde e para Conferência Estadual de Saúde que se avizinha” disse o secretário.

Conferências

Afinal, a história da saúde pública do Brasil, está ligada às Conferências de Saúde. Cada uma delas teve sua importância na construção e consolidação do Sistema Único de Saúde. Porque as Conferências de Saúde têm se enraizado num sentimento suprapartidário e se firmado numa superlativa articulação madura em favor do SUS.

Plenária Final

Vale ressaltar que na Plenária Final serão eleitos doze Delegados, que representarão Caucaia na 16ª Conferência Estadual de Saúde, que se realizará em junho do ano em curso.

Estamos confiantes que faremos desse evento um grande acontecimento para a saúde de Caucaia, e, há de ficar na memória de nossas vidas. Sem duvida se

Fará o maior fórum político sobre saúde já acontecido nesse município, tanto pela presença dos seus temas e sobretudo, pela profundidade dos debates que hão de serem suscitados.

Parabéns ao nosso Prefeito Naumi Amorim, pela coragem que teve em abraçar a bandeira da saúde pública e administrar essa área de maneira tão fulgente e com os olhos para o futuro, se ariscando naquilo que outros não ousaram e realizando o que não tentaram aquilatando tão bons resultados com o valor dos seus atos.

Prefeito, você não precisa falar, suas obras falam por ti.

Como:

Ampliação de cobertura de PSF de 34 para 78 equipes completas,

Contratação de mais 160 médicos incluindo vários especialidades médicas, reformas e ampliações das UBS como também mobiliário e equipamentos, formação e capacitação de RH de todas as categorias profissionais, reestruturação da saúde mental e contração de oito psiquiatras além da implantação do CAPSi ,

Implantação de duas residências médicas e uma multiprofissional,

Implantação de 45 Conselhos Locais de Saúde e igual número de urnas de ouvidoria e em processo os painéis da cidadania,

Realização da territorialização,

Implantação de 06 UBS modelos com as quais ganhamos o Selo Bronze de Qualidade,

Implantação do projeto HumanaLuz que deu origem a Lei do Parto Humanizado,

Implantação dos exames de laboratório em 13 pontos de coletas em toda extensão territorial do município,

Reestruturação do setor de imunização com melhorias significativas dos indicadores de cobertura vacinal,

Reestruturação da central de regulação,

Reestruturação das farmácias das UBS,

Abertura da UPA da Jurema e habilitação ao tipo III,

Em conclusão da obra do Centro de Parto Normal da Maternidade Santa Terezinha,

Melhoria significativa de dezenas de indicadores epidemiológicas e serviços, entre vários outros.

Em fim, nesses 26 meses de gestão buscamos repolitizar o SUS de nossa Caucaia.

Muito já foi feito e reconhecemos que muito ainda temos por fazer. Então, a luta continua e os desafios também, como:

À construção de um novo hospital geral com leito 350 e 15 leitos de UTI, implantação de uma Escola de Saúde Pública Municipal,

Implantar o projeto PSF digital,

Implantar a Planificação da Atenção à Saúde em Rede,

Ampliação da APS (ESF, NASF, Odontologia, ACS, e ACE),

Captar o teto do MAC a que temos direito,

Reestruturar a Saúde Bucal,

Realizar a reforma do CEO e implantação de outro no Distrito de Jurema, Informatização global da rede,

Implantar uma central de abastecimento farmacêutico com sede própria nos moldes que atendam a excelência na logística,

Armazenamento e distribuição dos medicamentos, preconizados pelo Ministério da Saúde e Implantação do projeto Município Saudável.

Seremos incansáveis para atingir tais metas e consolidar um SUS que funcione ao melhor termo para nossos munícipes e região.

Por fim, estamos certo de que cada um saberá representar muito bem o papel ao qual foi designado para esse fórum, seja como delegado, participante e convidado.

Aproveitamos o momento para editar essa “revista” que traz uma síntese das principais realizações no âmbito da saúde nesses dois anos de gestão.

Vale apena ler para compreender intensidade da repolitização e do reflorir do SUS em nossa Caucaia.

Saudamos e acolhemos todos os participantes desta conferência e esperamos promover um evento perene de grandes reflexões e novas proposições.

“Todos pelo o SUS e o SUS para todo”

Moacir de Sousa Soares

Séc. de Saúde do Município e

Presidente da 10ª Conferência Municipal de Saúde