1º Encontro dos Ciganos foi um marco na história do Povo Cigano do Ceará

99

A Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará- (ASPRECCE), realizou o 1ª Encontro das comunidades Ciganas do Ceará, nos dias 24 e 25 de maio de 2018, o evento aconteceu no CETREX em Caucaia.

Contando com o apoio institucional do governo do estado do Ceará e da prefeitura municipal de Caucaia, bem como dos mandatos do senador José Pimentel, deputada Luizianne Lins, deputado estadual Dedé Teixeira e dos vereadores de Caucaia Weibe Tapeba e Enéas Góes, o I Encontro dos ciganos contou com o tema, Com o tema “Preservar a cultura e resgatar as Tradições”, além de um público composto pelos ciganos de vários municípios e convidados.

O objetivo do encontro foi difundir conhecimento e práticas de sucesso adotadas pelo povo cigano calon de Caucaia, que é uma das referências para todo povo cigano do Ceará, e que resultam em uma maior consciência social, aceso as políticas públicas, respeito, interação com ênfase na saúde e educação infantil, bem como da aplicação das Leis e programas para os povos e comunidades tradicionais, bem como a convivência com as pessoas que não são ciganos. O encontro contou com palestras e mesas de debates em assuntos atuais centrados em temas pertinentes aos ciganos, bem como também possibilitou diagnosticar demandas ainda desconhecidas do povo cigano Calon do Ceará.

De acordo com presidente da ASPRECCE, o cigano calon, Rogério Ribeiro, este encontro favoreceu o crescimento, a união do povo cigano do Ceará,“participaram representações do povo cigano de vários municípios cearense, e representante da Associação Comunitária Cigana de Condado/PB e de Eunápolis/BA, que fizermos um debate muito rico e se preparando pra o enfrentamento ao preconceito, a discriminação e a marginalização” destacou Ribeiro.

Os parlamentares Dedé Teixeira, Deputado Estadual (PT) e Weibe Tapeba, Vereador de Caucaia (PT), tramitam nas casas legislativas projetos de lei que fortalecem a luta cigana a nível municipal e estadual com a implantação 24/05 como o Dia estadual da etnia cigana no Ceará e dia municipal do cigano, em Caucaia. Projetos como esse dão visibilidade e possibilidade de reconhecer a influência de tal grupo na formação da nossa identidade cultural e dar aos ciganos o respeito e tratamento digno a que fazem jus, como todo cidadão.

Segundo o presidente ver esses projetos de lei como um importante do reparo com o nosso povo cigano mesmo que tímido. A informação que no Estado do Ceará registra 36 municípios cearenses com grupos de ciganos calons.

Alguns Depoimentos:

“Compartilhamos bons momentos nesse I Encontro dos Ciganos do Ceará, com muita dança muita música e muita palestra, a participação do Frei Romão foi muito especial, pois sua participação foi de muita identificação, muita propriedade e sensibilidade que ele falou de nós ciganos, e de modo geral esse foi um trabalho de ciganos para ciganos, que abriu as porta a busca e acesso as políticas publicas para nosso povo”, declarou à representante dos Ciganos da Paraíba, a cigana Maria Jane.

“Agradecemos em primeiro lugar a Deus e ao cigano Rogério e sua esposa, e que Deus proporcione mais encontros com esse tão importante pra nós ciganos” frisou Marta Atenorio, de Caucaia.

“Foi de grande importância esse evento para tosos nós ciganos, foi tudo muito lindo, muito organizado, agradecemos a presença de todos os ciganos, agradecemos também ao Rogério e a Renata pelo empenho. Eu sei que esse vento foi o primeiro de muitos que acontecerão”. Frisou uma das secretárias da ASPRECCE, a cigana Janiele Lucino.

“Foi de muita satisfação esta presente no I Encontro dos ciganos do Ceará, e o maior prazer que eu tive foi conhecer irmão ciganos que eu não conhecia antes, o evento foi importante pra mim, infelizmente alguns não puderam vir, mas os que vieram tiveram puderam aprender muito, um momento de muita felicidade. Esse foi o primeiro passo de muitos que virão.” Enalteceu Palo Cigano da cidade de Sobral.

A secretaria executiva da ASPRECCE, e uma das organizadoras do evento, a psicóloga Renata Célia Oliveira louvou o sucesso do evento e destacou, “Foi como muito carinho que esse encontro foi preparado e o resultado disso foi esse sucesso todo, agradecemos a todos que puderam participar direta ou indiretamente desse momento de confraternização cigana, muito aprendizado, e troca de experiência, foi importante beber da fonte daqueles que tem já tem uma longa jornada de luta e busca de direitos para o povo cigano. Esse evento teve a participação de todos e por isso que foi um momento único. Declarou Renata.

Presença:

 

Além do Povo Cigano do Estado do Ceará, prestigiaram o I encontro, Frei Romão da Paróquia de Eunápolis (BA), o deputado estadual Dedé Teixeira, a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado Ceará, Zelma Madeira, a primeira-dama de Caucaia, Erika Amorim, a presidente da Associação Comunitária Cigana de Condado, Maria Jane, o coordenador da CODEA/SDA, Castro Junior, o representante do senador José Pimentel, Wilson Freire, representando a Câmara Municipal de Caucaia, vereador WeibeTapeba e representando a secretaria de educação do Ceará, Ton Jones.

Primeira dama de Caucauia, Erika Amorim e nosso tesouro vivo, matriarca Maria Laura

Momento cultural

O evento teve apresentação de diversas manifestações artísticas e culturais cigana, voltado a todas as idades, com músicos, artesãos, comidas típicas, costumes ciganos, apresentações de dança cigana com o Grupo de Dança Magia Cigana de Caucaia e o estúdio LennaBeauty.

Autor/Fotos: Ascom/ASPRECCE/Walber William