100 Famílias que ocupam uma área em Iguatu recebem profissionais do CRAS

1126

ocupaçao

Após uma ocupação em uma área publica, no bairro João Paulo II, em Iguatu-CE, completando hoje (07/08) uma semana, com cerca de 100 famílias, a Prefeitura de Iguatu, por meio Centro de Referência da Assistência Social – CRAS IV, unidade de atendimento da Secretaria de Assistência Social (SAS), realizou  uma visita onde na oportunidade os ocupantes entregaram uma lista com os nomes das famílias e xerox de documentos, de acordo com Leidiane Lourenço, os profissionais informaram que ira leva a situação para a assistente social e para o prefeito Aderilo Alcântara , com intuito de uma reunião com as famílias, porém não informaram a data.

Uma dona de casa que não quis ser identificada com medo de represália por parte do poder Executivo desabafou “A nossa reivindicação é que todas as famílias recebam o que é delas de direito. Temos o direito à moradia, mas não é respeitado. O governo é o responsável por essa situação que está acontecendo aqui” acrescentando,” Agora eles estão mandando o Cras e depois será que vão manda a policia, nós não somos bandidos” refletiu.

O desempregado José Maria pontuou “Sei que estamos nessa situação, mas não porque queremos. Antes de vim para cá morava com meus pais, mas a casa ficou pequena”.

ocupaçao 4

Penúria

A moradia é um dos direitos sociais garantidos aos brasileiros pela Constituição Federal de 1988, mas a situação das pessoas acampadas naquele local é de penúria. Crianças pequenas e de colo e os idosos são as mais sacrificadas com a situação. A lona que serve para cobrir a moradia improvisada está esburacada exposto o sol e o relento, o matagal é o banheiro, as tabuas usadas é a arquitetura da armação dos barracos. A alimentação também é insuficiente. As pessoas fazem coleta para suprir as necessidades básicas.

Saiba Mais

Em Iguatu: Invasão gera impasse

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação