10 mil passos por dia: melhor hábito para prevenir diabetes

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47369Exercício regular e menor consumo de gordura são essenciais

Não existe segredo sobre como evitar diabetes do tipo 2 – que é hereditário, mas tem mais probabilidade de aparecer em pessoas obesas, sedentárias e idosas: exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada. Não adianta comer só um certo alimento, nem seguir fórmulas miraculosas, nem apenas cortar o açúcar. Mas especialistas têm tentado deixar a receita para prevenir a doença mais objetiva.

Por exemplo: uma pessoa precisa dar 10 mil passos por dia para se manter saudável. Corresponde a oito quilômetros diários, em média. “Antes falávamos em fazer atividades físicas, mas não havia muita precisão”, explicou Mariana Narbot, médica endocrinologista e gerente do laboratório Novo Nordisk, em um evento promovido com médicos e preparadores físicos para para debater o caso. “Hoje passamos a ter números mais simples. Foi feito um estudo na USP que chegou a este consenso dos 10 mil passos por dia.”

Arregalar os olhos para a quantidade é razoável. Mesmo quem para quem faz exercícios programados, em academias, percorrer oito quilômetros por dia não é simples. Mas é melhor levar este ideal a sério. A médica cita que, em outro estudo, comprovou-se que exercícios têm mais capacidade de prevenir diabetes do que remédios.